• 24/08/2015

    A insônia danifica o cérebro

    Não dormir pode reduzir o tamanho do cérebro. Confira as dicas e durma melhor!

    Pesquisas holandesas mostram que pessoas que sofrem de insônia apresentam pontos em que a massa cinzenta reduziu. Isso significa que quem não dorme têm as funções cerebrais prejudicadas. O sono é fundamental para descansar ou, pelo menos, reduzir o estímulo recebido pelo cérebro.

    O estado de vigilância ‘estressa’ certos pontos cerebrais provocando a redução dessas áreas. As consequências podem estar relacionadas às alterações de humor, capacidade cognitiva, entre outras. A boa notícia é que a pesquisa mostrou que os danos podem ser reversíveis. Durante seis semanas, os pacientes passaram por terapias de relaxamento e mudaram hábitos. A cada semana, o cérebro voltava a adquirir suas características habituais, até se normalizar quase totalmente.

    Para dormir melhor:

    1. Mantenha um diário do sono: mantenha um diário do sono e registre seu humor e hábitos. Você vai identificar padrões e gatilhos para quando você dorme bem ou mal

    2. Tenha um ritual: Não use a cama nem o quarto para nada que não seja dormir.

    3. Durma menos para dormir mais: é melhor dormir pior em um dia, cansar e recuperar as energias completamente no dia seguinte. Evite sonecas e deitar em horários diferentes.

    4. Esvazie a cabeça: deite, relaxe e durma. Não se preocupe com outras coisas, você não poderá resolver nada naquele momento. Descanse e tenha disposição para enfrentar os problemas no dia seguinte.

    5. Vá ao médico: Privação de sono é um dos hábitos corriqueiros mais prejudiciais a nossa saúde. Não adie isso.

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